fbpx

Blog

Documento Nacional de Identificação

Estado de São Paulo passará a expedir o novo RG – o DNI

8 de abril de 2020 Anti fraude, Documentos de Identidade 0 Comments

A partir de agora será possível adquirir o novo RG no estado de São Paulo

O Documento Nacional de Identificação (DNI) promete unificar os documentos de identidade e muito mais. O estado de São Paulo já emite o novo RG que o acompanha desde a última terça-feira (20/08/2019).

De acordo com o decreto de n° 9278, de 5 de fevereiro de 2018, os estados teriam até março de 2020 para se adequar ao novo modelo do RG. Além de São Paulo, os estados que já emitem essa identidade são: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

As gráficas desenvolveram um novo modelo de documento com um design inovador e com mais segurança para evitar as fraudes.
O novo documento foi instituído pelo Decreto n.º 9.278, de 05 de fevereiro de 2018, com obrigatoriedade a partir de Março de 2020.

1° Primeiramente, um pouco sobre essa nova identidade
2º Como emitir esse novo RG em São Paulo?


1. Primeiramente, um pouco sobre essa nova identidade

De acordo com o governo federal, essa nova identidade incluirá mais informações de registro sobre o cidadão. Isso diminuirá a necessidade de carregar diversos documentos, facilitando diversos processos cadastrais.

Ainda mais notável será a integração da carteira com o Documento Nacional de Identificação. Com ele, você poderá acessar todas as suas informações de forma digital. Esta identidade eletrônica será aceita em todo território nacional que solicitar uma identificação do usuário, podendo também ser consultada utilizando o E-identidade.

Uma carteira unificada nacionalmente facilitará a validação documental de possíveis identidades falsas. Isso porque não será preciso ter um banco de dados com todos os tipos de documentos possíveis. A Acert disponibiliza cursos onde pode-se aprender a validar RGs e CNHs.

2. Como emitir esse novo RG em São Paulo?

Em primeiro lugar, todo RG emitido a partir do dia 20/08/2019 manterá as novas regras de formatação. Por isso, aqueles que desejam emitir uma segunda via para se adequar ao novo formato precisam ir a algum Poupatempo do estado. Porém, é importante ressaltar que as identidades antigas continuam valendo normalmente.

Para utilizar o serviço de emissão de identidade, é necessário marcar hora no portal Poupatempo. Também é possível marcar horário pelo aplicativo SP Serviços. Após isso, é só visitar a agência marcada que os profissionais te auxiliarão a tirar seu documento. Normalmente, a emissão do RG pode demorar até 5 dias úteis no local onde foi solicitado. Também pode-se optar pelo envio por correios, onde pode levar até 10 dias úteis contados a partir da data do atendimento.

Além disso, é aplicado uma taxa no valor de R$ 39,80, além de um custo opcional do envio pelos correios no valor de R$ 9,09. Entretanto, é possível se isentar do pagamento nos seguintes casos: erro na digitação do RG, constatado no prazo de até 90 dias, vítima de catástrofe natural, no prazo de prazo de 60 dias contados a partir do levantamento do estado de emergência ou calamidade, desempregado(a) há mais de 3 meses, desde que apresentando a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com registros atualizados, cidadão(ã) que se declare pobre nos termos da lei 7115/83, mulher com idade acima de 60 anos ou homem com idade acima de 65 anos.

Em conclusão, o novo documento DNI vem para auxiliar o cidadão com mais informações e tecnologia. Será necessário emitir uma segunda via da carteira de identidade para aqueles que quiserem atualizar seu RG.

[]
1 Step 1

Todos os direitos reservador por AcertOnline - Consultoria, Assessoria e Tecnologia especializada em prevenir Fraudes. Não utilizaremos seu e-mail para envio de SPAM.

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Fonte:  Governo de São Paulo/Poupatempo



Back to blog list

Tags

Share this Story


About the Author


Join Discussion